Copyright © 2024 Discover Ukraine LLC.

Info

O Metro de Bucareste é um metro relativamente jovem na Europa, inaugurado em 1979 com o objectivo de melhorar o sistema de transporte da capital romena. Os planos para a construção do metrô de Bucareste surgiram no final dos anos 30 do século XX, mas a Segunda Guerra Mundial interveio. Apenas quarenta anos depois, após a estabilização da situação política e económica, foi inaugurado o primeiro troço do metro. A linha foi traçada ao longo do rio Dambovita, ligando o centro de Bucareste ao Lago Moria.
Hoje, o metrô de Bucareste consiste em cinco linhas, a maioria das quais subterrâneas e cobrindo grande parte da cidade. O metro é o meio de transporte público mais rápido e cómodo, perto do qual se encontram as principais atracções de Bucareste: o Palácio do Parlamento (Palatul Parlamentului), o Museu Histórico Nacional da Roménia (Muzeul Național de Istorie a României), o Jardim Botânico (Grădina Botanică din Bucureşti), o Palácio Cotroceni ( Palatul Cotroceni). Você também pode pegar o metrô até a principal estação ferroviária do Norte (Gara de Nord) e de lá pegar um ônibus ou trem para o Aeroporto Internacional Henri Coandă de Bucareste (Aeroportul Internaţional Henri Coandă).
O metrô de Bucareste é operado pela empresa de transporte Metrorex. Os ônibus, bondes e trólebus são propriedade da RATB, portanto o bilhete de metrô não é válido no transporte público terrestre.
As entradas do Metro de Bucareste estão assinaladas com sinais discretos. A maioria deles está equipada com elevadores para pessoas com deficiência. O interior das estações de metrô de Bucareste é um pouco sombrio, com um design muito simples e elegante que enfatiza a conveniência em vez da aparência. Os trens circulam modernos e bastante antigos. Não há divisórias entre os vagões, o que permite que os passageiros sejam distribuídos uniformemente pelo trem. As portas do carro abrem automaticamente.

Linhas

O Metro de Bucareste é composto por cinco linhas, designadas por cores e números: M1 (amarelo), M2 (azul), M3 (vermelho), M4 (verde) e M5 (laranja). A Linha Amarela é uma linha circular: a estação Dristor 1 é para trens das linhas M1 e M3, e a estação Dristor 2 é o terminal da linha M1. Para atender os passageiros, o metrô de Bucareste opera 63 estações localizadas em 70 km de trilhos. O horário de funcionamento do metrô de Bucareste é das 5h00 às 23h00.

Bilhetes

O sistema de metrô de Bucareste utiliza cartões magnéticos como principal forma de pagamento de viagens. Esses cartões concedem acesso a um determinado número de viagens ou viagens ilimitadas dentro de um prazo definido. O preço dos bilhetes é o seguinte: 1 viagem - 3 RON, 2 viagens - 6 RON, 10 viagens - 25 RON,
Passe de 24 horas - 8 RON, passe de 72 horas - 20 RON, passe semanal - 30 RON. É importante observar que os bilhetes de metrô são válidos exclusivamente para viagens dentro do sistema de metrô de Bucareste e não são aplicáveis a outros transportes públicos de superfície em Bucareste.

Pagamento

Os bilhetes para o metrô de Bucareste podem ser obtidos convenientemente nas bilheterias e nas máquinas de venda automática situadas nas estações de metrô de Bucareste. Alternativamente, os viajantes podem efetuar pagamentos utilizando um cartão bancário ou um telemóvel equipado com capacidades de pagamento sem contacto em catracas dedicadas com os símbolos apropriados. O acesso à plataforma é feito através da utilização de catracas.