Copyright © 2024 Discover Ukraine LLC.

Info

O Metrô de Budapeste é o metrô mais antigo da Europa continental e um dos metrôs mais antigos do mundo, inaugurado em 1896. A primeira linha do Metrô de Budapeste foi construída sob a Avenida Andrássy pela empresa alemã Siemens & Halske. Tornou-se a primeira linha de metrô eletrificada do mundo, conectando a Praça Vörösmarty e a Praça dos Heróis. Por diversas razões políticas e económicas, durante muito tempo foi a única linha de metro.
Hoje, o metrô de Budapeste é uma rede de quatro linhas, a maioria das quais subterrânea. As linhas 2 e 3 foram inauguradas mais de meio século depois, na década de 70, e a linha 4, mais recentemente, em 2014. Mais de um milhão de passageiros utilizam o metro de Budapeste todos os dias. O Metrô de Budapeste conecta três principais estações ferroviárias, passando pelas principais atrações da capital húngara: a Ópera (Magyar Állami Operaház), o Castelo de Buda (Budai Vár), a Basílica de Santo Estêvão (Szent István-bazilika). A estação Deák Ferenc tér é o maior centro de intercâmbio do metrô de Budapeste, para onde convergem três das quatro linhas.
O Metro de Budapeste é operado pela empresa de transportes BKV e faz parte da rede unificada de transportes públicos da capital húngara. Além do metrô, inclui ônibus, trólebus e bondes. O preço de uma passagem de metrô em Budapeste é 350 HUF. É válido por 60 minutos em todos os tipos de transporte público (30 minutos na linha M1). Os ingressos podem ser adquiridos em máquinas de venda automática, bem como nas bilheterias e quiosques da cidade. Não há catracas no Metrô de Budapeste, mas há muitos inspetores que verificam as passagens nos vagões, bem como na entrada e saída do metrô. O bilhete deverá ser validado e guardado até o final da viagem. A multa por viajar sem passagem no transporte público em Budapeste é de 8.000 HUF.
A entrada da estação de metro de Budapeste pode muitas vezes ser confundida com uma passagem subterrânea. A maioria das estações é projetada de forma simples, mas funcional: muitos sinais, diagramas e painéis informativos. A linha mais antiga, M1, destaca-se delas - praticamente preservou a sua aparência original e está incluída na Lista do Património Mundial da UNESCO. Os túneis aqui são estreitos, os tetos das estações são baixos e as paredes são revestidas com azulejos autênticos. Pequenos trens de três carruagens amarelas de estilo antigo viajam entre as estações da linha M1. Esta incrível jornada termina no museu do metrô localizado na estação Deak Ferenc ter.

Linhas

O Metropolitano de Budapeste tem quatro linhas: M1 (amarela), M2 (vermelha), M3 (azul) e M4 (verde). Ele tem 52 estações que estão localizadas no centro da cidade e suas áreas periféricas. A extensão total das linhas é 37,6 km. Horário de funcionamento: 4:30 – 24:00.

Bilhetes

O custo do bilhete é 350 HUF. O bilhete é válido até ao final da viagem na rede de metro no caso de utilização do metro. A viagem deve ser concluída em até 80 minutos a partir do momento da validação ou 120 minutos em serviços noturnos. Bloco de 10 bilhetes custa 3000 HUF. Além disso, existem bilhetes para viagens ilimitadas Budapest travelcard por 1 dia - 2500 HUF, por 3 dias - 5500 HUF. Para os turistas, são oferecidos cartões especializados - o Budapest Card. Além da gratuidade nos transportes públicos, o cartão oferece vários outros benefícios, como entradas gratuitas e com desconto em museus e termas, assim como descontos em alimentação e eventos culturais. O custo dos cartões para 1 dia é de 11990 HUF, para 2 dias - 17990 HUF, para 3 dias - 22990 HUF.

Pagamento

Os passes podem ser adquiridos nas bilheteiras e máquinas nas estações de metro, bem como nas paragens de autocarro e intercâmbios. No metro não há nenhuns torniquetes, mas há validadores, onde você precisa ativar o bilhete.